Matrimónio

MATRIMÓNIO

A celebração do matrimónio deve realizar-se numa das vossas paróquias pois é nelas que vivem toda a vossa vida cristã. Pode, porem, haver motivos que vos levem a realizar a celebração do vosso casamento noutra paróquia, ou noutra igreja.

Uma vez que decidiram casar-se, deverão, logo que possível, dirigir-se a uma das vossas paróquias:

• Para se informarem com tempo e antecipadamente de tudo o que é necessário organizar;
  • Para marcar a data e o local da celebração do vosso Matrimónio, tendo presente que, nalgumas paróquias e Igrejas, a marcação deverá ser feita com muita antecedência.

A organização do processo de casamento deve começar cerca de três meses antes da data prevista.

Uma vez que o processo de casamento da Igreja Católica também tem validade como o civil, terão de ser organizados dois processos:

• O PROCESSO DA IGREJA, que deve ser preferentemente organizado na paróquia da noiva;
  • O PROCESSO DO REGISTO CIVIL, tem de ser organizado na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos, onde deverão pedir um CERTIFICADO PARA CASAMENTO, que tem a validade de 90 dias (3 meses).

Os documentos necessários são os seguintes:

Para o PROCESSO DA IGREJA

(iniciar o processo com 3 meses de antecedência)

• Os Bilhetes de Identidade devidamente actualizados;
  • A data e a Paróquia do Baptismo de cada um dos noivos.

(Podem ver se o vosso Baptismo está averbado na cédula de Nascimento ou se têm a vossa Cédula da Vida Cristã.)

• Fotocópia dos bilhetes de identidade dos padrinhos e
  • a morada completa (lugar, freguesia e concelho)

Para o PROCESSO DO REGISTO CIVIL:

( iniciar o processo com 3 meses de antecedência)

• Os Bilhetes de Identidade devidamente actualizados;
  • As Certidões de nascimento, que devem ser pedidas nas conservatórias onde se encontram os registos dos vossos nascimentos (ver e levar a Cédula ou Boletim de nascimento, ou, pelo menos, uma fotocópia).

Não se esqueçam de referir a existência de situações especiais: celebração fora da paróquia, que exige a “ transferência “ do processo; nacionalidade estrangeira de um dos noivos, que obriga a formalidades especiais no processo do Registo Civil; etc..

Na conservatória do Registo Civil deverão também informar-se sobre o regime de bens do casamento.

banner terco digital mtpeq

cronologia 250x42